Este tipo de Item Protegido faz backup de um banco de dados Microsoft SQL Server. A tecnologia subjacente é VDI
e é compatível com o SQL Server 2005 e posterior, incluindo o SQL Server 2022 (a versão mais recente no momento da redação deste artigo).
Nenhum dado é colocado em spool no disco local. De acordo com o tipo “Saída do Programa”, nenhuma barra de progresso ou ETA aparece durante um backup do Microsoft SQL Server.
Este tipo de Item Protegido requer que o Microsoft SQL Server esteja em execução em um sistema operacional Windows. O SQL Server para Linux ainda não é compatível com esse tipo de Item Protegido.
Detalhes de Conexão
Os detalhes da conexão devem ser fornecidos antes de selecionar os bancos de dados. O Comet só se conectará ao SQL Server em execução na máquina local. Você deve inserir o nome da instância ou deixar o campo em branco para usar a instância padrão.
Endereço
O endereço é sempre localhost, mas o Comet não usa endereços TCP ou portas TCP para se conectar a instâncias do SQL Server. Comet usa “memória compartilhada” para se conectar a instâncias do SQL Server.
O uso da conexão de “Memória Compartilhada” pelo Comet melhora o desempenho de algumas operações, às custas de trabalhar apenas na máquina local; mas o uso do VDI pelo Comet exige que ele seja executado na máquina local de qualquer maneira.
Se você encontrar problemas de conexão com o SQL Server, deverá garantir que o “protocolo de memória compartilhada” esteja habilitado no SQL Server Configuration Manager.
Autenticação
Comet permite que você se conecte ao SQL Server usando autenticação do Windows ou autenticação nativa do SQL Server.
Se estiver usando a autenticação do SQL Server, você deverá inserir um nome de usuário e uma senha válidos para se conectar ao SQL Server.
Se estiver usando a autenticação do Windows, você pode
- insira credenciais válidas do Windows para representar essa conta de usuário; ou
- deixe o campo em branco para conectar-se como a conta conectada do
backup.elevator
serviço em segundo plano (normalmente executado como aLOCAL SYSTEM
conta de usuário do Windows); ou - entre
NT SERVICE\backup.delegate
sem senha, para conectar-se como a conta conectada dobackup.delegate
serviço em segundo plano (normalmente executando como aNT SERVICE\backup.delegate
conta de usuário do Windows)
Além disso, você pode atribuir qualquer conta de usuário do Windows para ter sysadmin
direitos no SQL Server.
Várias instâncias
Comet oferece suporte ao backup de várias instâncias do SQL Server. Você pode selecionar uma instância para backup inserindo o nome da instância no campo “Nome da Instância”. Deixe este campo em branco para usar a instância padrão.
O Comet Backup lista automaticamente as instâncias disponíveis para seleção no menu suspenso.
Modo de Backup
Por padrão, o Comet opta por fazer uma exportação completa do banco de dados do SQL Server e, em seguida, usa seu próprio sistema de desduplicação para otimizar os dados armazenados/carregados.
Esta é a opção “Completo (somente cópia)”. É equivalente à BACKUP WITH COPY_ONLY
instrução T-SQL.
Como o Comet pode desduplicar com eficiência backups completos de imagens, normalmente é suficiente fazer apenas backups completos do SQL Server no Comet.
Imagens básicas
Você tem a opção de usar o próprio sistema de backup diferencial/log do SQL Server. Isto pode ser mais eficiente, mas requer trabalho administrativo adicional e complica o processo de restauração de dados.
O SQL Server mantém uma única referência pontual, a partir da qual pode produzir backups diferenciais e/ou backups baseados em log. Quando você faz um novo backup “Completo (imagem base)”, a referência pontual é movida para frente, de modo que quaisquer backups diferenciais e/ou baseados em log futuros sejam baseados no último backup de imagem base.
Para usar o próprio sistema de backup diferencial/de log do SQL Server, você deve criar vários itens protegidos (cada um com uma programação diferente) para capturar uma imagem base e backups diferenciais/de log. Ao criar vários itens protegidos, você pode agendar, relatar e gerenciar individualmente políticas de retenção para backups básicos e diferenciais/de log.
Se você estiver usando o Comet junto com outro produto para backups do SQL Server, certifique-se de que apenas um produto esteja fazendo backups da imagem base. Caso contrário, é possível que uma cadeia de backups diferenciais/de log esteja incompleta.
Diferencial
Comet pode usar os próprios sistemas do SQL Server para backup diferencial. Nesse modo, você pode fazer regularmente backups de “base diferencial” e, em seguida, uma série de pequenos backups de “incremento diferencial”, cada um contendo a diferença do último backup de base. Essas operações são equivalentes às instruções T-SQL BACKUP
e BACKUP WITH DIFFERENTIAL
respectivamente. O Comet ainda desduplicará vários backups básicos enviados para o mesmo Storage Vault.
Esta é a opção “Incremento diferencial”.
Registro
Você pode optar por usar os próprios sistemas do SQL Server para backup de log. Nesse modo, você deve fazer backups completos (imagem base) periodicamente e fazer backups de log regularmente.
Você tem a opção de aplicar o truncamento de log. Essas operações são equivalentes às instruções T-SQL BACKUP LOG
e BACKUP LOG WITH NO_TRUNCATE
respectivamente. O Comet ainda desduplicará todos os dados enviados para o mesmo Storage Vault.
Para usar o próprio sistema de log do SQL Server, você deve criar vários Itens Protegidos (cada um com uma programação diferente) para capturar backups completos e de log.
Este modo requer que o modelo de recuperação do banco de dados esteja definido como “Completo” ou “Logado em massa” no SQL Server. Para obter mais informações, consulte https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms189275.aspx .